Santa Teresinha. Humildade, abandono, confiança e amor a Jesus

01/10/2020

O mês de outubro se inicia com a memória de Santa Teresinha do Menino Jesus, uma religiosa Carmelita Descalça, francesa. Durante sua breve vida de 24 anos, ela atingiu um alto grau de santidade e deu à Igreja a "sua pequena doutrina."

Santa Teresinha sempre quis ser uma santa e, mesmo diante da grandeza dos santos e da sua pequenez e fraqueza, nunca desanimou. Considerando-se como era, ela disse : "Devo me suportar tal como sou com todas as minhas imperfeições, mas quero procurar o meio de ir para o Céu por um pequeno caminho bem reto, bem curto e todo novo."

E como é esse pequeno caminho? É toda a espiritualidade de Santa Teresinha. Em suma, é o caminho da humildade e da humilhação, da pequenez e da pobreza, da confiança e do abandono, da simplicidade de uma criança, da obediência cega à vontade de Deus. Ouçamos a própria Santinha: "Meu caminho é todo de confiança e amor, às vezes quando leio certos tratados nos quais a perfeição é mostrada mediante mil entraves, cercada de uma multidão de ilusões, meu pobre espiritozinho logo se cansa, fecho o sábio livro que me quebra a cabeça e seca meu coração e pego a Sagrada Escritura. Então tudo me parece luminoso, uma só palavra abre à minha alma horizontes infinitos, a perfeição me parece fácil, vejo que basta reconhecer seu nada e abandonar-se como criança nos braços do Bom Deus. Deixando às grandes almas, aos grandes espíritos os belos livros que não posso compreender, ainda menos pôr em prática, alegro-me por ser pequena, pois que só as crianças e os que lhes assemelham serão admitidos no Banquete Celeste. Fico feliz porque há muitas moradas no Céu, pois se não houvesse senão aquelas cuja descrição e caminho me parecem incompreensíveis, eu não poderia entrar nele."

Santa Teresinha é um presente de Deus para nós. Assim como há santos que podem ser considerados frutos do Jardim da Igreja para dar glória a Deus, há santos que são na verdade dons gratuitos de Deus à sua Igreja, joias preciosas que adornam a Sua Esposa. Santa Teresinha que, erguida pelas mãos misericordiosas de Jesus tornou-se modelo e doutora da Igreja, conceda-nos caminhar por sua via, confiando sempre Naquele que esconde seus tesouros aos sábios, mas os revela aos pequeninos.

Irmã Paulina Maria da Santíssima Trindade
Carmelo São José - Três Pontas. 

Pastoral da Comunicação - Nossa Senhora da Saúde 
Todos os direitos reservados 2019
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora