O que temos a aprender com a Sagrada Família de Nazaré?

01/12/2020

''Jesus, Maria e José, nossa família vossa é"! 

Com essa jaculatória iniciamos o mês de dezembro rezando e pedindo à Sagrada Família que nos cubra com suas bênçãos. 

Quando falamos da Sagrada Família de Nazaré, queremos exaltar o paradigma para a nossa própria família, através de várias virtudes como: a obediência, o amor, a partilha, o respeito, a simplicidade, a humildade, a fé, o temor a Deus, o diálogo, o perdão recíproco e, sobretudo, a oração. 

A Sagrada Família é ''modelo de vida'' para cada família, pois Jesus é pessoa, Jesus é verdadeiro homem, aquele que Deus envia, nascido de uma mulher, cumprindo sua promessa. Portanto Deus escolheu Maria e através dela enviou-nos Seu Filho, Jesus. Nome que significa "Deus está salvando". Nascido da Virgem Maria, tornou- se verdadeiramente um de nós e fazendo assim abençoou-nos e nos consagrou. São José é o modelo para todo pai cristão. Os pais são participantes da paternidade divina, são os primeiros responsáveis pela educação de seus filhos e anunciadores da fé. Têm o dever de amar e respeitar seus descendentes como pessoas e filhos de Deus, dar carinho e sustento material, aconselhando-os sempre. E sobretudo, tem a missão de educá-los na fé cristã. Cabe aos filhos o dever de honrar pai e mãe, de socorrê-los e compadecer-se deles na velhice, ter piedade, respeito e dedicação para com eles; isto é, cumprindo a vontade de Deus.

A dedicação de José e de Maria ao menino Jesus ensina os pais de hoje a zelar pela educação dos filhos, pois é no seio da família que os filhos aprendem os bons costumes e definem seu caráter. 

Que as famílias cristãs se inspirem na família de Nazaré para suportarem as dificuldades do nosso cotidiano, pois é o santuário sagrado da vida. 

Que nossas famílias sejam assim como foi a Sagrada Família de Nazaré. Abençoada, feliz, e cheia da presença de Deus.          

Portanto, basta que vivenciemos sempre esse trecho da música do padre Zezinho: ''Tudo seria bem melhor se o Natal não fosse um dia, se as mães fossem Maria, E se os pais fossem José, e se a gente parecesse com Jesus de Nazaré". 

Invoquemos a proteção de Jesus, Maria e José para que abençoem e encorajem nossas famílias sendo fiéis à missão que Deus lhes confiou, verdadeiras ''igrejas domésticas" a testemunharem para o mundo os valores evangélicos, a exemplo da Sagrada Família de Nazaré. 

Sagrada Família de Nazaré, rogai por nós!  

Rita Helena da Silva Garcia
Comunidade Sagrada Família
Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão 

Pastoral da Comunicação - Nossa Senhora da Saúde 
Todos os direitos reservados 2019
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora