“Jubileu Paroquial e Pandemia”

01/06/2020

Desde o início do ano, nossa Paróquia se preparava, com animação e alegria, para a comemoração dos 170 anos de criação de nossa comunidade paroquial. Muitos projetos e eventos foram pensados, sonhados, como maneira de tomarmos mais consciência da beleza de nossa história e manifestarmos nossa gratidão a Deus e à Nossa Senhora da Saúde por sermos a Igreja que somos.

No entanto, fomos surpreendidos pela pandemia do novo coronavírus. Nesse início de junho, o Brasil é o epicentro mundial da Covid-19 e muitas milhares de vidas já foram dizimadas, muitos foram infectados, muitos lutam e outros já foram curados dessa doença. O momento é delicado e muito angustiante. No ar, muitas incertezas sobre como será o amanhã, como e quando a vida voltará ao "normal".

Assim, podemos nos perguntar: como celebrar, nesse período, nosso jubileu paroquial? Independentemente do tipo de manifestação que cheguemos a promover para expressar a alegria por essa data de 28 de junho de 2020, emerge a possibilidade de fazermos do jubileu paroquial, em tempos de pandemia, uma escola para nossa vida de fé e de comunidade eclesial.

Olhando para o passado, para a história edificada nesses 170 anos, nosso coração deve se revestir de sincera gratidão. Gratidão a Deus, primeiramente, e também a todos os homens e mulheres, cada um a seu modo, com seus dons e carismas, no exercício de seus ministérios e funções na comunidade, que fizeram de suas vidas doação pelo reino e nos legaram a certeza de que nossa Paróquia é Igreja do serviço.

Voltando-nos para o momento presente, trata-se, indubitavelmente, de um momento histórico. Oportunidade ímpar de reflexão profunda sobre nossa vida. Tempo de saber praticar mais a empatia, a solidariedade, a compaixão. Podemos sair muito mais fortes e amadurecidos dessa crise sem precedentes. Devemos nos fazer, cada vez mais, atentos aos sinais dos tempos e comprometidos a nos firmarmos como Igreja da acolhida, ao modo de Jesus e de Maria.

Mirando-nos no futuro, como discípulos missionários de Jesus Cristo, somos arautos da esperança. Vislumbramos, na fé, um horizonte de paz. Temos a convicção de que vamos superar as vicissitudes do tempo presente e não desistiremos de lutar, com coragem, diante dos desafios vindouros. Só na unidade, faremos essa experiência. Por isso, é indispensável o testemunho perene de uma Igreja de comunhão.

Com Maria, celebremos essa data! Com Maria, sigamos no caminho de Jesus! Com Maria, sejamos Igreja! Com Maria, vamos vencer essa pandemia!

Que a Senhora da Saúde cuide sempre de nossa Paróquia!

Que vivamos intensamente, mesmo em meio às limitações, este mês de junho tão cheio de datas especiais!

Abraço saudoso e bênção.

Pastoral da Comunicação - Nossa Senhora da Saúde 
Todos os direitos reservados 2019
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora