Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde

01/10/2020

"Felizes os que habitam em vossa casa, Senhor: aí eles vos louvam para sempre."

Salmo, 83, 5 


Igreja Matriz: Casa do povo lambariense, o qual encontra abrigo na ternura do colo da Santa Virgem Maria, aqui invocada como Senhora da Saúde. Cada tijolo que edificou este Templo é marca de um sonho que foi sendo construído com suor, lágrimas, sorrisos, esforços e esperanças. Quantos de nós acorremos para cá, em tantos momentos de nossas vidas: sejam eles felizes ou tristes. Na pia Batismal do nosso belíssimo Batistério, nascem novos filhos para a eternidade. As famílias são edificadas aos pés do Altar, através do Sacramento do Matrimônio. Aqui, é por excelência o Santuário da Eucaristia, da Confirmação e da Ordem, Casa da Reconciliação. É nesta Casa Sagrada que prestamos a última homenagem aos nossos entes queridos que partiram desta vida, esperando a Ressurreição gloriosa. Aqui é como casa de mãe e pai: lugar de chorar quando nos dominam os cansaços e angústias da vida. É casa de família que se reúne em torno de uma mesa para a refeição. Aqui há pão que alimenta e dá vida, há vinho que salva e dá coragem. Aqui os irmãos se encontram. 

Ano Jubilar: tempo de recordação. Recordar os inúmeros esforços empreendidos para edificar essa majestosa igreja, de arquitetura basilical Após 65 anos de sua Dedicação, colhemos as alegrias e privilégios de chamarmos Casa de Deus, a este belíssimo Templo que o povo lambariense e seus muitos veranistas ergueram em honra da Mãe de Jesus. Seu lugar privilegiado a torna uma das mais belas construções de nossa cidade. Como canta o hino mais antigo da Padroeira, brilha no alto da colina, tendo às costas o Cruzeiro. Por um bom tempo, essa construção foi sonhada, não só porque a Igreja velha estava em precárias condições, mas também porque já não comportava o número de fiéis. O projeto é do arquiteto Dr. Benedito Calixto, o mesmo que desenhou a Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Com muita nitidez percebemos suas semelhanças. A bênção da pedra fundamental se deu no dia 20 de fevereiro de 1949, por sua Excelência Reverendíssima Dom Inocêncio Engelk, ofm, Bispo Diocesano da Campanha. As obras tiveram início no dia 19 de abril do mesmo ano, segunda-feira das oitavas da Páscoa. Sobre o Altar Mor, foi depositada uma caixa com a pedra abençoada, um jornal, moedas e notas do ano de 1949. No dia 15 de agosto de 1952, dia da Padroeira, celebrou-se a primeira Missa em parte da nova Igreja já erguida. No dia primeiro de janeiro de 1955, na Solenidade da Santa Mãe de Deus, todas as funções religiosas foram transferidas definitivamente para a Igreja nova, sendo o restante da Igreja velha demolido em março do mesmo ano. Com grande festividade e pompa, aos 13 de junho de 1955, a Imagem da Virgem da Saúde foi coroada no adro da Matriz pelas mãos de Dom Inocêncio e no dia 14, em Missa Solene às 9h da manhã, a nova Matriz foi dedicada, dentro do Congresso Eucarístico Diocesano que se estendeu até o dia 19 de junho. O grandioso evento contou com presenças muito ilustres, entre elas o Núncio Apostólico, Dom Armando Lombardi, representante do Santo o Padre, o Papa Pio XII, no Brasil, à época.

Destacamos que o projeto inicial não era esse. Talvez seja por isso que o Baldaquino, em mármore carrara italiano, que abriga a veneranda Imagem da Padroeira possui lugar para mais dois querubins de bronze e suas laterais também comportariam o mesmo mosaico que ladeia o trono da Virgem com os ramos de flor de lis. Isso indica que, certamente, o projeto anterior colocava o Altar no centro da Igreja, e não ao fundo, assim como na Basílica Nacional. 

Sua estrutura retilínea, com as curvaturas dos arcos, remontam a singeleza desta grandiosa construção, que em cada alvorecer é inundada pelo colorido e luminosidade dos belíssimos vitrais que são seu mais nobre adorno, além de ser uma verdadeira catequese litúrgica. Foram adquiridos por meio de doações de muitas famílias lambarienses, as quais são homenageadas com uma bela plana à entrada da Igreja. Os 118 degraus da grandiosa torre nos levam aos sinos que anunciam a alegria do nosso encontro com o Senhor em sua Casa. 

Ao longo da nossa caminhada pastoral, muitos são os empenhos para manter em perfeito estado este Templo, fazendo transparecer o zelo do nosso povo e de seus pastores para com esta casa da nossa comunidade. 

De todos os cantos de nosso município, bem como de diversas outras localidades acorrem para cá devotos da Virgem Santíssima. É aqui, por excelência, o abrigo do nosso povo. Assim como a andorinha encontra abrigo para seus filhotes, nós encontramos abrigo na Casa de Deus. 

O nicho de Nossa Senhora, em seu magnífico altar é diariamente visitado pelos passarinhos que sobrevoam nosso presbitério, certamente, como nós, encantados com tanta beleza e formosura. 

A Igreja-povo que somos é muito bem representada no Templo que nossos antepassados ergueram para colocar no mais alto pedestal, a sua Rainha, a Senhora da Saúde, de onde ela guarda o Povo que lhe foi confiado e que nasceu com o borbulhar das águas que curam.

Wagner Tadeu Alves

Coordenador Paroquial de Liturgia 

Pastoral da Comunicação - Nossa Senhora da Saúde 
Todos os direitos reservados 2019
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora