Histórico da Comunidade Nossa Senhora Aparecida - Bairro Vila Campos

01/10/2020

Realizada pela família Campos, conta-se que a doação do terreno para a construção da capela em honra a Nossa Senhora Aparecida tem uma origem providencial. Certo dia o proprietário fez uma queimada no campo e uma pequena parte não pegou fogo. Ao retornar ao terreno, encontrou no local uma imagem de Nossa Senhora Aparecida em madeira; limpa e em perfeita situação: não havia sido afetada pelo fogo. Hoje, a imagem de madeira se encontra aos cuidados da Sra. Bernadete Guimarães Campos, membro da família Campos.

Tempos depois do ocorrido, o terreno fora adquirido pelo Sr. Rubens Gentil Lobo, que recebeu do antigo proprietário todas as informações referentes ao local. Sr. Rubens fez, então, a promessa de que o terreno seria doado para a construção de uma capela em louvor à Virgem Maria - invocada como Senhora Aparecida - e cuidou do terreno durante 45 anos.

Com a autorização do pároco da época - Pe. Cláudio Romero Vaneli - e a ajuda da comunidade e dos devotos de Nossa Senhora Aparecida, seguiu-se a construção de uma gruta no local. Sr. Rubens cumpria, assim, a promessa que ele fez a Nossa Senhora Aparecida pela cura de suas filhas, graça alcançada pela benevolência de Deus e sua grande fé na intercessão da Virgem Maria. Sr. Rubens era Mariano e muito devoto de Nossa Senhora Aparecida. Aos 2 de agosto de 2009 iniciaram-se as obras de construção da capela.

No dia 12 de outubro de 2006, Festa de Nossa Senhora Aparecida, Pe. Cláudio Romero Vaneli presidiu à primeira missa na capela e a primeira imagem de Nossa Senhora Aparecida foi doada pelo casal César e D. Valentina. Na Celebração Eucarística houve grande participação dos devotos e a capela ficou repleta de fiéis. 

No dia 9 de julho de 2017, o Exmo. Revmo. Dom Pedro Cunha Cruz, Bispo da Diocese da Campanha, dedicou a Capela de Nossa Senhora Aparecida em uma solene Celebração Eucarística, concelebrada pelo Cônego Marcos Antônio Menezes Tomaz, na época pároco da Paróquia Nossa Senhora da Saúde. Radiante de alegria, o povo lambariense elevava louvores a Deus. 

Hoje, a capela está pronta. Por conta da pandemia do corona vírus, embora fossem celebradas missas regularmente na capela, as atividades tiveram uma pausa. Fiéis se reúnem para oração do santo terço Nossa Senhora Aparecida todas as quartas-feiras e para a realização da novena e festa da padroeira no mês de outubro.

Somos gratos aos dizimistas e a toda a comunidade. Gratidão a todos os padres que já passaram por nossa comunidade, ao Pe. Carlos Henrique Machado de Paiva e Pe. Leandro Gomes Portugal, respectivamente pároco e vigário, com cuja paterna colaboração e cuidado contamos atualmente. 

Que Nossa Senhora Aparecida cubra a todos com seu manto sagrado! 

Marly Framil Lobo Araújo

Coordenadora da Comunidade Nossa Senhora Aparecida 

Pastoral da Comunicação - Nossa Senhora da Saúde 
Todos os direitos reservados 2019
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora