26 de Novembro – Dia Nacional de Ação de Graças

26/11/2020

"Rendei graças, sem cessar e por todas as coisas!" (Ef 5,20)

O costume de se separar dias para a realização de uma ação de graças está profundamente enraizado em todas as culturas e religiões. Entre o povo do Antigo Testamento, por exemplo, essa era uma prática recorrente. Em tempos fortes do ano, como na ocasião das colheitas benfazejas e nos dias que recordavam a libertação do povo da escravidão do Egito, era comum dedicar tempo para elevar a Deus súplicas e ações de graças (Cf. Ex 23; Lv 23).

Com o passar dos séculos, essa tradição se consolidou e hoje é celebrada mundialmente de diversos modos. Inclusive, convencionou-se estabelecer entre as nações um dia específico para isso, sobretudo a partir da experiência realizada pelos países da América do Norte, em especial os Estados Unidos, que, desde o século XVII, comemoram em família o Dia de Ação de Graças.

O primeiro registro dessa celebração data de 1621, em Plymouth, Massachusetts, pelos peregrinos fundadores daquela vila. Naquela época, depois de enfrentar um inverno rigoroso, que prejudicou e destruiu grande parte das plantações, o povo experimentou um tempo de abundância e de colheitas produtivas. Por esse motivo, foi organizada uma grande festa de ação de graças e que foi repetida nos anos posteriores, até que, em 1863, o presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, decretou oficialmente que na quarta quinta-feira de novembro seria comemorado o Dia Nacional de Ação de Graças, como expressão de gratidão a Deus por todos os dons recebidos e pelo esforço do trabalho das pessoas.

No Brasil, a data foi instituída aos 17 de agosto de 1949, pelo então presidente Gaspar Dutra, por sugestão de Joaquim Nabuco, embaixador do Brasil nos Estados Unidos, que, ao participar das comemorações do Dia de Ação de Graças, em Washington, no ano de 1909, ficou encantado e desejou trazer o costume para seu país. A princípio, sua data havia sido fixada na última quinta-feira do mês de novembro. Entretanto, no ano 1966, sob o governo de Humberto de Alencar Castelo Branco, a data foi alterada para a quarta quinta-feira do mês, justamente para que coincidisse com a celebração deste dia nas outras partes do mundo, como já acontecia. 

A consolidação do Dia de Ação de Graças não se trata, portanto, de uma iniciativa das religiões, e sim dos governantes das nações. Contudo, seu sentido está intimamente ligado ao que realizamos na Eucaristia, que significa justamente "ação de graças". Como é bom poder olhar para a nossa vida e perceber que temos muitos motivos para agradecer a Deus! O prefácio VI dos domingos do Tempo Comum, que rezamos algumas vezes ao longo deste ano, convida-nos a elevar a Deus uma oração de louvor e reconhecimento pelos inúmeros dons que recebemos dele. Assim rezamos: "Em vós vivemos, nos movemos e somos. E, ainda peregrinos neste mundo, não só recebemos, todos os dias, as provas de vosso amor de Pai, mas também possuímos, já agora, a garantia da vida futura". Que grande verdade de nossa fé! Sem a graça daquele que nos criou não somos nada. Ele é a razão de nossa existência; e só pelo fato de estarmos vivos e de poder ler este texto, já temos um grande motivo para elevar nossa gratidão a Deus, que nos ama com um amor misericordioso que não tem limites (Sl 118).

Sabemos que 2020 ficará marcado em nossa história como um ano de muitas provações. Como se não bastasse a pandemia da COVID-19, ainda temos que enfrentar diversos males em nossa sociedade, originados, em sua grande maioria, no coração do próprio homem, que nem sempre consegue utilizar responsavelmente o dom da liberdade recebido por Deus. O Papa Francisco tem dito constantemente que "de uma crise tão profunda como esta, não se sai como se entrou". Que saiamos dela melhores do que entramos! Afinal, temos diante de nós a oportunidade de aprender muitas lições a partir dessa tempestade que ainda nos assombra. Uma delas é nos preocuparmos com aquilo que é realmente essencial para a nossa vida. 

Apesar dessa realidade tão difícil, como pessoas de fé, não desanimamos! E não resta dúvida de que, ainda assim, temos muitos motivos para louvar e bendizer a Deus, que jamais nos desampara. Mesmo no estágio mais crítico da pandemia, nossa comunidade paroquial se manteve unida e confiante, na oração. Mais do que nunca, experimentamos a força da comunhão que nos impele a viver como irmãos e que supera os limites de nossos templos. Isso foi possível, de maneira singular, pelo empenho da Pastoral da Comunicação, que não mediu esforços para possibilitar que as nossas celebrações eucarísticas e outros momentos de oração chegassem até as casas de nossas famílias. Aos seus membros, expresso a gratidão de todos os nossos paroquianos! 

Por providência divina, essa pastoral foi consolidada em nossa paróquia precisamente no Dia de Ação de Graças do ano de 2011. Já são nove anos de história! Sendo assim, queremos somar esta graça tão especial a todos os motivos que temos para agradecer a Deus, que tem nos acompanhado e cuidado de nós com tanto carinho, nestes tempos difíceis. 

Caminhemos com fé e esperança! Fixemos o nosso olhar no Senhor e busquemos nele a força que precisamos para vencermos toda e qualquer tribulação! Porém, sem nos esquecermos do apelo do apóstolo Paulo: "Em tudo dai graças" (1Ts 5, 18), pois nada em nossa vida acontece por acaso. 

Feliz Dia de Ação de Graças a todos vocês, queridos paroquianos! 

Parabéns à Pastoral da Comunicação pelos seus nove anos de serviço em nossa paróquia! 

Pe. Leandro Gomes Portugal

Vigário Paroquial 

Pastoral da Comunicação - Nossa Senhora da Saúde 
Todos os direitos reservados 2019
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora