VIII - A BARCA DE PEDRO: tem a Missão de Navegar pelo Mar da História. IGREJA DE CRISTO – POVO DE DEUS.

O perfil da Igreja de Cristo tem todos os alinhavos e contornos da História da Humanidade e de suas Culturas. Dessa forma, impelida pela sua especial vocação e missão de evangelizar, ela se volta incessantemente ao seu Senhor, para nele e com Ele, compreender a realidade em que se encontra e discernir caminhos para cumprir a tarefa missionária dele recebida, consciente da realidade cultural, cada vez mais urbana no Brasil, com todas as suas complexidades, desafios e oportunidades.

Considerando a seriedade dos grandes desafios e a dinâmica das demandas emergentes nascidas dos avanços dos tempos modernos, a inspiração missionária da Igreja lança mão deste grande e eficiente instrumento para a formação da consciência eclesial que são as "DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL".

Convocada pelo Papa Francisco, a Igreja se põe em saída e em caminho, na busca de um novo rumo para os seres humanos e a sociedade. Seu ponto de partida e seu sustento estão sempre no reconhecimento de que, por maiores que sejam os desafios e as as angústias, o Senhor Jesus se faz presente Ressuscitado e Vitorioso sobre a morte e o pecado, caminhando conosco, seu discípulos e discípulas, para nos fortalecer e nos levar a proclamar a alegria do Evangelho (Lc 21,13-35).

O Povo de Deus, ao assumir estas Diretrizes, demonstra o claro compromisso de levar a todas as criaturas esta experiência, até aos confins da terra (Atos 1,8). Comunidades que não geram missionários são a mais triste expressão da esterilidade de quem perdeu seu rumo na vivência do evangelho. MISSIONÁRIOS QUE NÃO SE FUNDAMENTEM NA VIDA EM COMUNIDADE CORREM O RISCO DE SE TORNAR ANDARILHOS SOLITÁRIOS, SEM REFERÊNCIAS EXISTENCIAIS PARA UMA AUTÊNTICA ATUAÇÃO.