II - A BARCA DE PEDRO: tem a Missão de Navegar pelo Mar da História. IGREJA DE CRISTO - POVO DE DEUS

Graças ao bom Deus, esta Igreja tem um perfil, uma transparência, um DNA próprios, únicos, inconfundíveis, intransferíveis, que lhes são originais e específicos. Em suas mãos, Deus mesmo depositou todo o seu Reino. A Igreja não é o Reino de Deus, pois ele é infinitamente mais. Porém, é nela que Cristo depositou as bases da sua emergência sobre a face da Terra. O primeiro júbilo da Igreja de Cristo certamente, dentre outros tantos, é este referencial proclamado pelo próprio Cristo: "Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e produzirdes fruto, e para que o vosso fruto permaneça". (João, 15,16) O Cristianismo, Projeto Original de Deus sobre a Vida e suas Coordenadas: Caminho e Verdade é a "tomografia", a arquitetura de toda a Obra de Redenção de Cristo para com todo o Universo da Criação.

O Cristianismo mesmo o que é? Difícil explicá-lo simplesmente com palavras e idéias. Cristo nos deixou este desafio: "O seu projeto somente poderá ser entendido e conhecido por aquelas e por aqueles que o experimentam na vivência de cada dia ("para que os outros, vendo as vossas boas obras, glorifiquem o Pai que está nos céus"(Mt 5,16).

Na verdade, o Cristianismo é uma realidade que comporta e plenifica a vida todo dia, toda hora e qualquer circunstância que demande a nossa ação e que não poderá ter sucesso saudável e verdadeiro se o Cristo não estiver plenamente envolvido. Cristianismo é a essência e a excelência da forma de vida de quem se descobriu filha e filho de Deus, no projeto de sua história. Não é uma cultura: ele é infinitamente acima. Não é uma ideologia política: ele é infinitamente acima. Não é uma religião: ele é infinitamente acima. Não é um sistema moral: ele é infinitamente acima. Não é um código de leis e conselhos: ele é infinitamente acima. E vai por aí afora. O jeito de saber mesmo é só vivendo na carne e no espírito o próprio Cristo.