O mistério do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo

24/12/2019

Aproxima-se o final do ano, e já paira no ar um clima festivo, anunciado pelos enfeites natalinos que tomam conta dos mais variados ambientes. Mas essa atmosfera não passará de verniz artificial que reveste as estratégias de incentivo ao consumo se não descobrirmos o profundo sentido do nascimento de Nosso Senhor Jesus. É a Liturgia da Igreja que nos oferece o verdadeiro significado da vinda de Cristo ao mundo. Precisamos, portanto, compreender o que celebramos nesse período - chamado Ciclo do Natal - que é constituído por dois tempos litúrgicos muito importantes: o tempo do Advento e o tempo do Natal.

O Advento é um tempo de preparação com dupla característica: recorda a primeira vinda do Filho de Deus à humanidade e prenuncia sua segunda vinda, na glória. É tempo de espera ativa, de desejo, de oração, de evangelização, de alegria. O tempo do Advento começa nas vésperas do Domingo que sucede ao dia 30 de novembro, ou o mais próximo desta data, e termina antes das vésperas do Natal. Por variar o início do tempo do Advento, tem ele uma duração aproximada de três ou quatro semanas. De modo especial, os dias 17 a 24 de dezembro são uma preparação mais direta para o Natal do Senhor. O tempo do Natal, por sua vez, começa com as primeiras vésperas de 25 de dezembro e termina no domingo depois da Epifania - a popular Festa dos Santos Reis, ou seja, no domingo que cai após o dia 6 de janeiro. Trata-se de um tempo de alegre contemplação do mistério da Encarnação do Filho de Deus e de suas primeiras manifestações. Homem entre os homens, ele veio para nossa salvação. A Palavra de Deus proclamada neste tempo nos mostra que a salvação prometida por Deus aos homens em suas mensagens aos patriarcas e profetas torna-se realidade concreta na vinda de Jesus, o Salvador. O Verbo eterno, feito homem, é a mensagem conclusiva de Deus aos homens: Ele é aquele que salva. O nascimento histórico de Jesus em Belém é o sinal de nosso misterioso nascimento à vida divina. O Filho de Deus se fez homem para que os homens se pudessem tornar filhos de Deus. Este nascimento é o início da nossa salvação, que se completará pela morte e ressurreição de Jesus. Assim, no pano de fundo do Natal já se entrevê o mistério da Páscoa.

Os dias que vão do Natal à Epifania e ao Batismo do Senhor devem ajudar-nos a descobrir em Jesus Cristo a divindade de nosso irmão e a humanidade de nosso Deus. Nesse período, a Virgem Maria é celebra particularmente como "Mãe de Deus". Os textos litúrgicos convidam à alegria, mas apresentam também riqueza de doutrina. Chamam-nos constantemente a dar graças pelo misterioso intercâmbio pelo qual participamos da vida divina de Cristo. Enquanto nos faz participantes do amor infinito de Deus, que se manifestou em Jesus, a celebração do Natal abre-nos à solidariedade profunda com todos os irmãos.

E como podemos nos preparar para viver bem este tempo de graça e bênção? É fundamental crescer na vigilância da fé, na oração, em uma abertura atenta e disponível para reconhecer os "sinais" da vinda do Senhor em todas as circunstâncias e momentos da vida e até o fim dos tempos. Para tanto, se faz necessária uma atitude de conversão que nos leve a seguir Jesus para o Reino dos céus. É momento especial para dar testemunho da alegria que Jesus Salvador nos traz, com a caridade afável e paciente para com os outros, com a abertura para todas as iniciativas de bem, através das quais já se constrói o Reino futuro na alegria sem fim. É importante também manter um coração pobre e vazio de si, imitando São José e a Virgem Maria, para acolher e reconhecer o Senhor, que continuamente vem ficar no meio de nós.

Rezar em comunidade neste tempo natalino é viver a alegria da nossa salvação, é deixar-se alcançar pelo mistério do Deus menino, que se revelou envolto em faixas na manjedoura de Belém. Vamos viver bem o nascimento de Jesus Cristo, participando das orações, das Novenas de Natal e principalmente das Celebrações Eucarísticas. Assim, junto com os irmãos e irmãs estaremos perseverantes no caminho do Senhor, a fim de que, com sua vinda gloriosa, Ele nos faça tomar parte na vida eterna com os bem-aventurados e os santos do céu!

Edson Cassiano Lopes
3º Ano de Teologia - Comunidade Teológica Senhora do Carmo

Pastoral da Comunicação - Nossa Senhora da Saúde 
Todos os direitos reservados 2019
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora