“A Eucaristia edifica a Igreja”

01/06/2019

      Com o coração extremamente agradecido a Deus, nós O louvamos pela dádiva de termos juntos experimentado o mês de maio, tempo tão especial de caminharmos com nossa Mãe Maria, a Senhora da Saúde, através da Peregrinação de sua imagem. Prosseguindo em nossa caminhada de fé, celebraremos, em junho, momentos muito fortes na caminhada do Tempo litúrgico da Páscoa: Ascensão do Senhor e Pentecostes; bem como as Solenidades, já inseridas no Tempo Comum: Santíssima Trindade, Corpo e Sangue do Senhor e Sagrado Coração de Jesus; além disso, são muitos os santos que recordaremos nesse mês: Santo Antônio, Beata Nhá Chica, São João Batista, São Pedro e São Paulo.

      Deus, assim, vai nos permitindo sentir, de um modo cada vez mais intenso, a sua graça e misericórdia. Destacamos, então, nesse itinerário, o grande dom do sacramento da Eucaristia. Se, na quinta-feira santa, nós recordamos a instituição desse sacramento, na Última Ceia de Jesus com seus apóstolos, na Solenidade do Corpo e Sangue do Senhor, popularmente chamada de Corpus Christi, nós expressamos nosso profundo amor à Eucaristia e nossa fé convicta em sua presença real no pão e vinho consagrados. Por isso, é tão significativa a procissão realizada, nesse dia. Caminhos, ruas, casas, praças e corações, tudo e todos devem reverenciar esse Deus tão grandioso que, na simplicidade do sinal do pão, vem ao nosso encontro para nos sustentar.

     O Papa São João Paulo II, ao falar da Eucaristia, afirma que a Eucaristia edifica a Igreja e a Igreja faz a Eucaristia (cf. Ecclesia de Eucharistia, n. 26). Recordamos que o mistério da Santíssima Eucaristia é um convite para que a Igreja se consolide enquanto casa de comunhão. A Eucaristia nos ensina o quanto devemos viver na unidade do amor, o quanto precisamos partilhar nossos dons, o quanto precisamos assumir nossa fé e missão em comunidade e o quanto somos impulsionados e fortalecidos pelo Senhor para sairmos a evangelizar. A Igreja celebra a Eucaristia, porque encontra nela um horizonte e uma fonte de vitalidade para continuar cumprindo sua missão no mundo. Vivamos profundamente essa dimensão eucarística de nossa fé cristã. Comunguemos não somente o corpo de Cristo, no pão consagrado, mas comunguemos do Cristo na sua totalidade, abraçando o mistério de sua paixão, morte e ressurreição, e nos deixemos transformar pelo seu amor que nos impele ao serviço e à doação pelos irmãos e irmãs.

        Que Maria, a Senhora da Saúde, mulher que viveu sempre à luz da Eucaristia, ajude-nos a caminhar no amor e na solidariedade, construindo uma Igreja de comunhão e participação!

       Grande abraço!

Pastoral da Comunicação - Nossa Senhora da Saúde 
Todos os direitos reservados 2019
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora